domingo, 19 de abril de 2009

Projeto pretende restaurar 15 mi de hectares da Mata Atlântica até 2050

reflorestação mata atlantica, mata atlantica

Organizações ambientalistas lançaram nessa terça-feira um projeto que pretende restaurar até 15 mi de hectares da Mata Atlântica. 10% do território inicial e mais de o dobro que possui hoje.

chamado Pacto pela Restauração da Mata Atlântica tem o objetivo de integrar iniciativas já existentes e ampliar o alcance de projetos para "reverter o processo de degradação e começar um amplo programa de recuperação dessa floresta", diz o coordenador geral do conselho de coordenação do projeto, Miguel Calmon, que também é diretor do programa de conservação para a Mata Atlântica da The Nature Conservancy.

Calcula-se que 7,26% da área original da Mata Atlântica esteja conservada, outros 13% segundo idealizadores, são fragmentos em diferentes estágios de conservação que necessitam de ações de proteção.

Até esta terça-feira, o plano já tinha a adesão de 53 organizações ambientalistas, empresas, governos e instituições de pesquisa. Os coordenadores do projeto esperam novas adesões, inclusive de organizações de indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária.

Segundo Calmon, um cálculo feito aponta que seriam gastos aproximadamente R$15 bi para recuperar 15 mi de hectares.

Proprietários rurais, por exemplo, poderiam se beneficiar com a adequação legal de suas terras e eventuais ganhos financeiros por sequestro de carbono e outros serviços ambientais.

Áreas de pastagens com baixa produtividade poderiam ser transformadas em florestas com alto potencial de lucro, segundo os coordenadores do projeto.

A Mata Atlântica abriga 60% das espécies ameaçadas de extinção no Brasil. Atualmente, vivem na Mata Atlântica 122 milhões de pessoas.

Fonte: BBC.

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br