terça-feira, 7 de outubro de 2008

Bovespa fecha em queda de 4,66%; em quatro dias, perdas são de 19%

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em forte queda de 4,66%, a 40.139,85 pontos. Foi o quarto recuo seguido. Desde a abertura dos negócios do dia 2 de outubro até o fechamento desta terça-feira, a perda acumulada é de 19,4%.

Já a cotação do dólar comercial disparou 5% e encerrou em R$ 2,311. Nos Estados Unidos, o principal indicador de ações, o Dow Jones, fechou em forte baixa, acumulando queda de 13% nas cinco últimas sessões.

O dia foi recheado de medidas contra a crise apresentadas pelos principais bancos centrais do mundo. Apesar disso, investidores ainda têm forte preocupação com uma possível recessão nos EUA.

O Fed (Federal Reserve, autoridade monetária americana) anunciou que vai colocar mais US$ 450 bilhões à disposição do sistema financeiro. Divulgou, ainda, uma medida sem precedentes: comprar papéis de curto prazo emitidos por empresas.

Ainda, o presidente do Fed, Ben Bernanke, declarou que avalia a possibilidade de cortar a taxa básica de juros de seu país, atualmente em 2% ao ano. Já em setembro a instituição cogitou uma redução na taxa, segundo ata de reunião divulgada nesta terça-feira.

O Fed e mais cinco bancos centrais, incluindo o Europeu, anunciaram um calendário de operações de refinanciamento, numa ajuda conjunta ao sistema financeiro.

A União Européia também mostrou que está disposta a evitar o colapso do setor financeiro. Os países membros concordaram em garantir apoio para que nenhum grande banco da região quebre.

No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu maior regulação dos mercados pelos bancos centrais. Ele sugeriu, ainda, redução do grau de endividamento dos bancos e fim do pagamento de bônus aos executivos.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que o governo pode precisar diminuir gastos devido à crise, mas não cortará do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nem da área social.

Fonte: UOL.

Más notícias aos comerciantes do Paraguai - Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br