sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Brasil pode ter conexão de 200Mbps via rede elétrica

Algo normal em países como o Japão, Estados Unidos e em alguns da Europa, conexões de internet em altíssimas velocidades são praticamente impensáveis no Brasil… Por telefone. Se você achava muito uma conexão de 24Mbps por aqui, conheça a Internet via rede elétrica capaz de alcançar absurdos 200Mbps.

A multinacional japonesa Panasonic já está testando a tecnologia Power Line Communication (PLC) - “Comunicação via rede elétrica” - na cidade de Barreirinhas, no Maranhão, em parceria com a Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (APTEL). A Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL, já colocou em consulta pública no país a proposta da tecnologia oferecia pela Panasonic.

A Panasonic Brasil já beneficiou três (sortudos) estabelecimentos em Barreirinhas que estão testando o equipamento: uma biblioteca pública, um restaurante e uma loja estão acessando a Internet pela rede elétrica através de um modem PLC a uma velocidade de 200Mbps. Outros testes devem ser feitos só no ano que vem, em Recife, no estado Pernambuco (duh!).

É bom lembrar que esse milagre tecnológico já estava em testes por outras empresas em outros Estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Mas testes públicos não haviam sidos realizados em uma escala considerável como a Panasonic está fazendo.

A idéia é transformar o PLC em um complemento para outras tecnologias de conexão à grande rede, como o Wireless, por exemplo, em áreas que não exista cobertura telefônica. No Brasil, cerca de 20 milhões de lares não tem telefonia fixa. Já energia elétrica, quase 99% das casas têm. Isso torna fácil (e barata) a disseminação da tecnologia.

Os modems que convertem o sinal da Internet para a rede elétrica são fabricados atualmente no Japão e na Malásia. Se a idéia colar aqui no Brasil, a Panasonic espera abrir uma fábrica desses aparelhos no país, já que somos uma das nações que mais acessa a Internet no mundo!

Imagens do Modem PLC
modem plc, internet, 200mbps, internet rápida no Brasil, internet 200mbps no Brasil, Brasil Internet

Quanto aos custos, com certeza, serão um tanto elevados no início, já que uma conexão ADSL de 24Mbps no Brasil custa mensalmente por volta de 200 reais. O bom da PLC é o fato de não exigir uma grande infra-estrutura e ter sua instalação rápida e fácil, o que pode baratear os preços. O problema mesmo é quando faltar energia. Além disso, os preços das conexões ADSL (por telefone) no Brasil, que são um dos mais altos do mundo, podem cair drasticamente se a tecnologia da Panasonic tiver uma boa aceitação por aqui, já que a concorrência falará mais alto.

Fonte: guiadopc.com.br

Até chegar em casas normais vai demorar hehehe, ouvi meu amigo dizer que já estão em testes no Brasil, aonde ele não sabia me comunicar.

Vamos esperar para ver!

Seja o primeiro a comentar

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br