segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Exercícios e Gravidez

Atividade física durante a gestação ainda representa um grande tabu. Isso se explica em parte pela dificuldade de acesso às novas informações que pesquisas recentes trazem aos consensos internacionais. Segundo estes, a manutenção de exercícios de intensidade moderada durante uma gravidez não-complicada proporciona inúmeros benefícios para a saúde da mulher.

Mulheres sedentárias apresentam um considerável declínio do condicionamento físico durante a gravidez e a falta de atividade física regular é um dos fatores associados a uma susceptibilidade maior a doenças durante e após a gestação.

Apesar de haver poucos estudos nesta área, exercícios com pesos de intensidade leve a moderada podem promover melhora na resistência e flexibilidade muscular, sem aumento no risco de lesões, complicações na gestação ou relativas ao peso do feto ao nascer. Sendo assim, a mulher passa a suportar melhor o aumento de peso diminuindo a incidência de alterações posturais (graves) comuns nesse período.

Estudos demonstram que a atividade física aeróbia auxilia de forma significativa o controle do peso corporal e a manutenção do condicionamento, além de reduzir o risco de desenvolver diabetes gestacional. A ativação dos grandes grupos musculares propicia uma melhor utilização da glicose e aumenta simultaneamente a sensibilidade à insulina, em outras palavras, previne riscos relacionados a diabetes tipo II. Os mesmos estudos evidenciam que a manutenção da prática regular de exercícios físicos apresenta fatores protetores sobre a saúde psicológica da mulher.

Apesar de tudo isso o conhecimento do estado de saúde da gestante é muito importante para que um programa de exercícios seja iniciado. Existem casos gerais em que a atividade física pode ter uma contra-indicação absoluta, como para as portadoras de diabetes tipo I, em casos de históricos de dois ou mais abortos espontâneos, gravidez múltipla, tabagismo e ingestão excessiva de álcool. As contra-indicações relativas incluem a anemia, histórico de trabalho de parto prematuro, obesidade e condicionamento físico muito abaixo do recomendável.

Porém, se falarmos de gestantes saudáveis, hoje se apóia a prática de atividade física, mas obviamente que algumas precauções devem ser tomadas, entre elas: a obtenção de autorização médica e conhecimento das alterações potencialmente perigosas que podem surgir durante o exercício.

A prática de algumas atividades acarreta riscos potenciais para o feto. Em situações em que a intensidade do exercício é muito alta, podendo levar a um estado de hipóxia (falta de oxigênio) para o feto, em exercícios em que haja risco de trauma abdominal e em situações de hipertermia (calor extremo) da gestante, há grande possibilidade de geração de estresse fetal com restrição de crescimento, prematuridade, problemas mentais e inclusive óbito.

Com base em pesquisas na área de exercício durante a gestação a revista científica Sports Medicine Austrália criou algumas recomendações:

1- Em gestantes ativas, manter os exercícios aeróbios em intensidade moderada durante a gravidez.

2- Evitar treinos em freqüência cardíaca acima de 140 bpm. (para atletas há possibilidade de se exercitar em intensidade ligeiramente mais alta com segurança).

3- Musculação e exercício com pesos devem ser moderados.

4- Evitar exercícios na posição supina.

5- Evitar exercícios em ambientes quentes e piscinas muito aquecidas.

6- Interromper imediatamente a prática esportiva se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações e distúrbios visuais.

7- Não há nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A gestante que já se exercita deve manter a prática da mesma atividade física que executava antes, desde que os cuidados acima sejam respeitados.

Portanto, a atividade física de intensidade leve a moderada é considerada segura e eficiente para grávidas saudáveis, todavia há recomendações específicas para sua prática. Mulheres previamente ativas, quando grávidas, têm mais facilidade de aprimorar sua condição física após o parto.

Como vimos, os exercícios podem ajudar em problemas de ganho excessivo de peso, na prevenção de doenças comuns da gravidez, na saúde mental da gestante, e inclusive no próprio trabalho de parto. Sendo assim, se todos os cuidados necessários forem tomados, não há razão para se evitar exercícios durante a gravidez.

Fonte:UOL.

Seja o primeiro a comentar

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br