Bovespa sobe 4,76% e dólar recua 2,15%

O Ibovespa, indicador de referência da Bolsa de Valores de São Paulo, subiu pelo terceiro pregão consecutivo. Nesta quarta-feira, encerrou em alta de 4,76%, a 36.469,61 pontos, acumulando alta de 16,7% em três dias. No ano, a queda é de 42,91%.
A cotação do dólar comercial recuou 2,15 %, cotado a R$ 2,276 na venda, completando o terceiro pregão consecutivo de baixa. Com isso, a moeda americana acumula uma queda de 7,52% na semana, mas mantém uma alta de 28,08% no ano.
O ânimo dos investidores veio do anúncio do pacote econômico europeu. A Comissão Européia pediu aos países-membros do bloco que reúnam € 200 bilhões para medidas contra a crise financeira.
Também contribuiu para o resultado da Bolsa um movimento de caça a barganhas, segundo operadores do mercado não identificados, mas que foram citados pela agência de notícias Reuters.
No Reino Unido, o instituto de estatísticas oficiais confirmou uma retração de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, depois de crescimento nulo no trimestre anterior.
O Banco Central de China anunciou um corte na taxa básica de juros a partir de quinta-feira, assim como da taxa de reservas obrigatórias dos bancos a partir de dezembro, uma dupla medida "destinada a estimular a economia".
As taxas de juro sobre os depósitos e os empréstimos baixarão 1,08 pontos percentuais, para 2,52 e 5,58%, respectivamente, segundo um comunicado do banco central.
Nos Estados Unidos, as vendas de imóveis novos atingiram em outubro seu mais baixo nível desde janeiro de 1991, com queda de 5,3% em relação a setembro, ficando em 433.000 unidades.
O presidente eleito nos EUA, Barack Obama, anunciou mais nomes para integrar sua equipe econômica. Paul Volcker, ex-presidente do banco central do país, vai presidir o Comitê de Estabilização da Crise.
A função deste órgão, segundo Obama, será de tranquilizar o mercado financeiro, implementar programas para impulsionar a economia, elevar salários e conter a crise do mercado imobiliário.
Obama também anunciou Austan Goolsbee, economista da Universidade de Chicago, como um de seus principais conselheiros e participante do comitê.
No Brasil, a taxa de desemprego caiu de 14,1% em setembro para 13,4% em outubro e atingiu a menor taxa para o mês de outubro desde 1998, segundo dados da Fundação Seade/Dieese.
O Banco do Brasil decidiu reduzir a taxa de juros que incide em parte de suas linhas de financiamento para estimular a economia. A medida será válida a partir desta quinta-feira.
Mercados
Apesar do pacote econômico, os investidores não se animaram e a maioria das Bolsas européias fechou em queda. Em Londres, o índice FTSE recuou 0,44%, em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,08%, em Paris, o CAC-40 caiu 1,24% e em Madri, o índice Ibex-35 perdeu 0,49%.
As Bolsas da Ásia fecharam sem um rumo comum, com queda de 1,33% em Tóquio, alta de 0,5% em Xangai.
Fonte: Uol Economia
Postar um comentário