terça-feira, 24 de março de 2009

Dicas de como evitar vírus e afins

dicas virus, como evitar virus, virus nos computadores

Olá a todos, aproveitando que estou voltando e também que tenho um conhecimento vasto nessa área, de longos e longos prazos que venho infrentando essas pragas que tanto dão dor de cabeça e são bastante comunicadas sendo por meio da TV ou de internet, seguidamente você ouve ou vê falar sobre vírus.

Pois bem, Vírus é um programa malicioso desenvolvido por programadores que tal como o vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias do mesmo e utilizando-as para diversos meios.

Uma das maiores fontes de vírus hoje em dia, você acreditando ou não é o nosso famoso e muito conhecido Orkut. Também não podemos deixar de fora o MSN, sites adultos e etc.

Vocês devem estar pensando: "Haha, isso eu já sabia, mas como faço para evitá-los ?".
A resposta é o seguinte: Conhecimento e confiança.

No MSN por exemplo, você tá lá, batendo altos papos com uma gatinha(o) e de repente vem um amigo seu lá e lhe manda um arquivo, geralmente com 3KB, você fica suspeito mas mesmo assim aceita, aqui vou citar alguns pontos que você pode tomar cuidado:
1. Esse arquivo vem sempre precedido ou sucedido de alguma mensagem.
2. A mensagem a ser enviada segue um padrão de escrita, a escrita da internet: "vc, dae, daew, sussa, etc".
3. Quase impossível e bem improvável que a mensagem a ser recebida seja escrita corretinha como o seu amigo escreve.
4. Seu amigo não vai chegar do nada e te mandar um arquivo pedindo para aceitar, dizendo que é fotos. Antes ele vai lhe preparar verbalmente para depois te mandar algo.

Há vários outros pontos de suspeita, mas os mais escancarados são esses.

Pensaram que eu havia esquecido do Orkut né ? Apesar de não ocupa-lo muito não esqueci hehehe.

Você faz login lá no seu Orkut, tudo certinho, de repente vem um amigo seu lhe enviando um vídeo, charge, o que for. Você acha suspeita denovo mas mesmo assim segue.

Mais uma vítima. Existem inúmeros pontos em que você pode suspeitar:
1. Aquele amigo que nunca vem falar com você, de repente todo amiguinho, mandando vídeo, charges e afins, é ou não é suspeito ?
2. Há muitos "vírus" de orkut que simulam a tela do YouTube, dizendo que foram tirados de lá, para que ver vídeos do YouTube no Orkut, acessa o próprio e veja ;), mais fácil e mais seguro.
3. Charges também, para que ficar vendo charges no Orkut, há diversos sites brasileiros que possuem ou então até faça uma pesquisa no Google para ver se há mesmo essa frase, correspondentemente vai haver o link para a mesma.

Mais três dicas para você, evitar os vírus. É claro, não mencionei sites adultos entre outros sites suspeitos, porque como podem assistir e navegar na internet, esses tipos de site são muito batidos e não tem o porque vir aqui e ficar falando ou até repetindo.

Acho que isso é uma prévia do que está por vir.

Esses conhecimentos acima citados foram adiquiridos por mim, podem estar errados, mas são as precauções em que eu tomo na internet, principalmente nesses dois meios de comunicação, e gostei muito de compartihar com vocês.

Espero que tenham gostado da matéria, tenham uma boa noite e uma ótima semana.

E LEMBREM-SE: Desconfiem de tudo e de todos, pois uma coisa eu aprendi: "Para te ajudar existem pouquíssimas pessoas, mas para te quebrar, pisar em cima existem inúmeras".

Abraço pessoal e até a próxima, não deixem de conferir o blog.

Matérias quentíssimas sobre vírus, seus conceitos, o que é, como funcionam para que você na hora de compartilhar os conhecimentos com alguma migo, vizinho, irmão não chegue na hora e fale errado.

4 Comentários:

namoro disse...

Olá Cleyton, realmente um Bonamigo que temos ehehe!
São boas dicas para iniciantes, acrescentaria a elas, já que a pessoa está tão curiosa para saber do que se trata, clicar com o lado direito do mouse, ir em propriedades e descobrir a origem. Também, outra, fazer o mesmo procedimento e depois de fazer o logout, colar o link que estava em propriedades e visializaá-lo, se pedir para executar qualquer programa... nananinanão!
Claro que são dicas para esses casos que você mencionou, não sou expert no assunto.
Grande abraço, bonamigo!

Unknown disse...

bonamigo - ja perdi as pregas do prejuizo que os virus na me deram - se eu tiver que ficar me cuidando de tudo nao mexo mais em computadores - não vejo sentido em fuder o trabalho dos outros por nada. acho disseminar virus algo vazio.perdi duas placas em um mês...mas fazer o que? eles sempre estarão a nossa frente
* mas nós estamos atras deles o que é uma grande vantagem.
abraços

Chilique disse...

bem no comecinho quando comprei um micro era todo dia virus agora é mto raro aparcer algum aqui.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Cleyton!

Parabéns por levantar todas essas dicas. Os vírus espalhados na web por causa do Orkut e do MSN se deve a curiosidade (e ingenuidade) das pessoas em sair clicando em tudo que recebem. É preciso ter cuidado!

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br