domingo, 19 de outubro de 2008

Médicos confirmam possibilidade de doação de órgãos de Eloá

Uma equipe de médicos do Instituto Dante Pazzanese concluiu na noite deste domingo os exames que confirmam a possibilidade de doação dos órgãos da adolescente Eloá Cristina Pimentel, 15, que teve morte cerebral atestada no final da noite de sábado (18). A família da adolescente assinou neste domingo os documentos que formalizam a doação.

Eloá foi baleada na cabeça na última sexta-feira (17), após passar cem horas como refém do ex-namorado Lindemberg Fernandes Alves, 22. A adolescente teve perda de massa encefálica, e chegou a passar por cirurgia. A bala não foi retirada e ficou alojada no cerebelo --parte do cérebro que controla os músculos responsáveis pelo equilíbrio. Ela permanece ligada a aparelhos.

"Quero Eloá, amo a Eloá", diz Lindemberg na prisão

Os médicos analisaram amostras de exames clínicos e laboratoriais que atestaram a possibilidade de doar as córneas, o coração, os pulmões, o pâncreas, o fígado e os rins da garota.

Segundo o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, a cirurgia de retirada dos órgãos está marcada para começar à meia-noite, dando prioridade ao coração, aos pulmões, ao pâncreas e ao fígado.

A cirurgia será feita no hospital municipal de Santo André pelas equipes dos hospitais onde serão realizadas as operações de recebimento dos órgãos. "A escolha pelos pacientes que receberão os órgãos de Eloá segue a lista única de transplante do Estado de São Paulo", disse o secretario. Os locais e pessoas que receberão os órgãos não serão divulgados pela secretaria, devido à comoção que envolve o caso.

Todo o processo de retirada de órgãos deve ser concluído no fim da madrugada, quando os aparelhos que a mantém viva deverão ser desligados. Em seguida, o corpo de Eloá seguirá ao IML (Instituto Médico Legal) de Santo André.

Crime

Eloá foi baleada na cabeça na última sexta-feira (17). Houve perda de massa encefálica, e ela chegou a passar por cirurgia. A bala, no entanto, não pôde ser retirada --ficou alojada no cerebelo --parte do cérebro que controla os músculos responsáveis pelo equilíbrio.

A amiga da adolescente que também estava no imóvel e foi baleada no rosto passa bem. Nayara, 15, ainda não sabe que foi constatada a morte cerebral da amiga.

Reféns

Inconformado com o fim do namoro de três anos, Lindemberg Fernandes Alves rendeu a adolescente na última segunda-feira (13). Além dela, outras três pessoas foram rendidas --dois garotos libertados no mesmo dia e Nayara, que, após passar 33 horas em cárcere privado, voltou ao apartamento na quinta-feira (16) por exigência de Lindemberg.

A Polícia Militar afirma que decidiu invadir o apartamento na noite de sexta após o rapaz atirar.

Neste domingo, o delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos dos Santos, disse que Lindemberg deverá responder pela morte de Eloá e por duas tentativas de homicídio --contra Nayara e um policial.

De acordo com a polícia, no início da semana, Lindemberg atirou em direção a um policial militar que participava das negociações.

Lindemberg também responderá por cárcere privado e periclitação de vida (por colocar a vida de pessoas em risco). O inquérito deve ser concluído em dez dias.

Fonte: Folha Online

Seja o primeiro a comentar

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br