quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cinegrafista registra impacto de asteróide sobre a África

cinegrafista, impacto, asteroide, meteoro, África, asteróide sobre a África, cinegrafista registra impacto de asteróide sobre a África

No dia 7 de outubro de 2008 o Apolo11 publicou um artigo informando que o asteróide 2008 TC3, de aproximadamente 4 metros de comprimento, havia se chocado contra a atmosfera acima do nordeste da África. Até então, o que se tinha de concreto sobre o evento eram os relatos de testemunhas de um avião, que viram um pequeno ponto luminoso cruzar o horizonte.

Passados pouco mais de 30 dias do choque, a Nasa e a Universidade de Cartum, no Sudão, divulgaram as primeiras imagens do impacto, registradas pelo cinegrafista sudanês Mohamed Elhassan Abdelatif Mahir. As cenas são frames da filmagem e mostram a trilha de fumaça deixada pelo impacto do bólido contra a atmosfera terrestre.

2008 TC3 era um asteróide de pequenas dimensões e todos os fragmentos provavelmente se evaporaram após a colisão. Segundo a Nasa, a energia liberada no momento do impacto foi equivalente à explosão de 1 tonelada de TNT.

Comemoração
Apesar do aparente risco, O choque do asteróide foi bastante comemorado pelos cientistas do NEO, um centro da Nasa que calcula os asteróides próximos à Terra. O motivo da comemoração é que esta foi a primeira vez que um asteróide foi descoberto antes de impactar contra a Terra e teve sua órbita e ponto de impacto calculados com antecedência.

O tempo transcorrido entre a descoberta e o momento do impacto foi de menos de 20 horas. Os cálculos foram feitos com bastante precisão e apontavam o norte do Sudão como local provável do choque, que ocorreu às 23h46 (Hora de Brasília).

Normalmente, asteróides similares ao 2008 TC3 atingem nosso planeta algumas vezes ao ano, mas essa foi a primeira vez que um objeto pode ser descoberto antes de se chocar.

Fonte: Apolo11

Seja o primeiro a comentar

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br