quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Os 12 trabalhos de Obama

Diante da histórica eleição de Barack Obama para a Presidência americana, dois clichês rapidamente se formaram. O primeiro, dizer que tudo vai mudar, tanto nos Estados Unidos como no mundo. O segundo, dizer que nada vai mudar. Ambos estão, logicamente, errados. O senador por Illinois não poderia ser mais diferente do que George W. Bush, e seu governo pouco lembrará o do antecessor. Mas os Estados Unidos continuam sendo o mesmo país, como bem disse nosso repórter Bruno Garcez. Podemos, sim, esperar mudanças, mas provavelmente não tão profundas ou tão rápidas como gostariam os admiradores de Obama mundo afora.

obama, presitende eua, 12 trabalhos de obama, trabalhos, presidencia, casa branca

O candidato democrata não foi eleito apesar das coisas que disse em campanha, mas exatamente por causa do que defendeu. Diferentemente de Luiz Inácio Lula da Silva, Barack Obama não precisou divulgar uma "carta ao povo americano" para convencê-los de que, uma vez na Casa Branca, ele agiria de forma diferente do que vinha fazendo até então. Obama certamente não retirará as tropas americanas do Iraque da noite para o dia, mas os eleitores lhe deram a vitória sabendo do seu compromisso em fazê-lo. Obama fez campanha defendendo aumento de impostos para uma minoria de alto poder aquisitivo e redução da carga para a maioria, numa espécie de programa de distribuição de renda, e é isso que o eleitorado espera. Na sua primeira entrevista coletiva, reafirmou essa disposição, que segue na contramão da política econômica de Bush.

Mas as tarefas de Obama, como muitos já disseram, não serão fáceis. Serão árduas, exigirão o melhor do julgamento, resistência e inteligência do presidente e sua equipe. Serão, podemos dizer, verdadeiros trabalhos de Hércules. Mas quais seriam eles exatamente? Sob inspiração mitológica, é possível imaginar, para os próximos quatro anos, os 12 trabalhos de Barack Obama.

1) Vencer a crise econômica. Só isso já seria comparável ao que Hércules teve de fazer, mas a lista continua.
2) Sair do atoleiro do Iraque. Retirar tropas em 16 meses ou não? Qualquer que seja a solução, ele sabe que terá de encontrá-la.
3) Afastar o risco de uma corrida nuclear na Ásia/Oriente Médio por meio de uma relação construtiva com o Irã que reduza as chances de o país ter a bomba.
4) Reduzir a influência do Talebã no Afeganistão e fortalecer o governo do país, o que exigirá não apenas esforço militar, mas assistência humanitária e uma ação política muito mais efetiva do que demonstrou o governo Bush.
5) Conter o avanço do extremismo sobre o Paquistão e ajudar a pacificar o país, onde o conflito afegão segue ameaçando se instalar de vez.
6) Estabelecer uma nova e mais positiva relação com a Rússia, neste período de pós-pós-Guerra Fria. Não depende só de Obama, logicamente, mas o futuro presidente terá de aprender logo como se faz para domar um urso.
7) Abraçar a luta contra o aquecimento global. Cuidar do meio ambiente enquanto enfrenta uma crise econômica é algo para o qual Hércules provavelmente jogaria a toalha, mas o mundo exige ações. Além disso, o presidente eleito sabe que sua biografia será medida de acordo com seus esforços para combater a maior ameaça ao planeta que já existiu.
8) Fechar a prisão na baía de Guantánamo. Trata-se da maior mancha na imagem internacional dos Estados Unidos, e manter o presídio dará combustível aos que dizem não haver muita diferença entre Obama e Bush.
9) Oferecer aos americanos um serviço de saúde público ou subsidiado de (relativa, pelo menos) qualidade.
10) Adotar uma política de imigração mais amena, para satisfazer o eleitorado latino, mas sem parecer "fraco" num tema sensível aos americanos.
11) Fortalecer e reformar organismos políticos e econômicos internacionais, como o FMI, o Banco Mundial e a ONU.
12) Garantir sua reeleição.

É muito? Sim. É possível? Dependendo das condições políticas e econômicas, dentro e fora dos Estados Unidos, sim. Será feito? Se 30% do listado acima for conseguido, o primeiro presidente negro da história americana já será um herói.

Seja o primeiro a comentar

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br