domingo, 19 de abril de 2009

Florestas podem parar de filtrar carbono, segundo estudo

queimadas, desmatamento, florestas, aquecimento global
O papel atual das florestas como grandes filtros de carbono pode estar no fim. Segundo relatório compilado pelos maiores cientistas florestais do mundo.

O documento compilado por 35 profissionais da União Internacional das Organizações de Pesquisas Florestais (IUFRO, na sigla em inglês) afirma que as florestas estão sob um crescente estresse como resultado das mudanças climáticas.

Ainda segundo o relatório, as florestas podem começar a liberar uma enorme quantidade de carbono na atmosfera se as temperaturas do planeta subirem 2,5ºC acima dos chamados níveis pré-industriais.

Os cientistas esperam que o relatório ajude a informar os profissionais envolvidos nas negociações sobre as políticas ambientais.

O relatório também tras fatos novos, como que a seca possa se tornar mais intensa em florestas subtropicais e temperadas do sul. Também diz que as plantações comerciais e madeira pode se tornar inviáveis em alguns lugares.

O relatório diz também que as mudanças climáticas podem "aprofundar a pobreza, deteriorar a saúde pública e aumentar os conflitos sociais" entre as comunidades da África que dependem das florestas.

Andreas Fischlin, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, e co-autor do estudo, ressalta, no entanto, que mesmo que se implemente todas as medidas necessárias, as mudanças climáticas podem ainda neste século exceder a capacidade adaptativa de muitas florestas".

"A única maneira de assegurar que as florestas não sofram danos sem precedentes é conseguir fazer uma enorme redução nas emissões dos gases de efeito estufa", concluiu.

Fonte: BBC

3 Comentários:

Unknown disse...

Estamos a um passo do desastre ecológico final.

Cleyton Bonamigo disse...

Hehehe com certeza EAD, e o pior de tudo é que não estamos parando com isso, muito pelo contrário.

Estamos cada vez mais afundando-nos em desastres ecológicos.

Obrigado pelo comentário.

Abraço.

Francisco Castro disse...

Olá!

Essa informação é extremamente preocupante, visto que as florestas são de fundamental importância para a sustentabilidade das boas condições ambientais em nosso planeta. Devemos cuidar muito bem de todas as nossas florestas e de todos os biomas que compõem as nossas vegetações.

Abraços

Francisco Castro

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br