domingo, 3 de maio de 2009

LCD e Plasma, quais as diferenças ?

tc lcd, tv plasma
Hoje em dia as TVs de LCD e de Plasma são sonhos de consumo de muitos brasileiros, felizmente os preços cairam perante os originais, e a tendência é continuar caindo.

Qual é a melhor tecnologia ?

A resposta é: Depende.
Alguns critérios podem te ajudar a chegar a uma conclusão, o primeiro é o lugar aonde o seu televisor vai ser instalado.

Ambiente claro, com muita luz vinda de fora ? Então o LCD irá se sair melhor, mas, não espere o mesmo nível de contraste precisão de cor que nem os aparelhos de plasma.

Se você é do tipo "super exigênte" com a imagem e tem uma iluminação do ambiente controlada ? Então talvez o plasma te deixe mais feliz. Só que, além de ter um tempo de vida útil, o plasma exige mais cuidado que o LCD.

Explicadas a tecnologia, vamos agora ao ponto forte e características de cada modelo.

O Plasma funciona como milhares de lámpadas fosfluorescentes em miniaturas que quando carregadas emitem gases de luz ultravioletas que em contato com o fósforo geram a imagem. Desta forma, os píxels só são ligados quando necessários.

Já na tela LCD funciona como se tivesse uma lâmpada de luz branca e brilhante estivesse acesa o tempo todo por trás da tela e cada pixel permite ou não a passagem da luz.

Na prática isso significa que a TV de Plasma emite menos lux e por isso acabam tendo imagens mais opacas se colocadas em ambientes externos ou bem iluminados. Já as LCDs possuem vantagem se colocada nesse tipo de ambiente.

Comentários por aí dizem que a TV de Plasma tem um tempo de vida útil curto, mas novos aparelhos chegam a ter vida útil de até 100 mil horas, o equivalente a 33 anos se ligadas somente 8 horas por dia, nada mal não é ?

Outra característica do plasma é de não emitir muita luminosidade, as cores acabam se tornando muito mais vivas, outra vantagem é a correção de cores, tendo as gamas de cores perfeitas.

Testes realizados por institutos de certificação de produtos apontavam que em relação ao consumo de energia, as telas de LCD levam vantagem. Mas pelo o que podemos contatar nas TVs modernas é que isso ja é passado.

Hoje, o consumo de ambas as telas são praticamente os mesmos. Por outro lado, o LCD tinha a desvantagem de não ser uma tecnologia apropriada para grandes monitores, hoje em dia a tecnologia prova ao contrário. É possível encontrar hoje, TVs tão grandes quanto as de plasma.

Há também um outro assunto que é bem comentado quando o assunto é TVs de Plasma e LCD, o efeito burn-in, ou seja, aquelas manchas deixadas na tela por imagens estáticas, isso também pareçe ser cada vez mais coisa do passado.

As TVs LCD apresentavam um problema que encomodava e muito à aquelas pessoas que gostam de assistir programas com imagens bem dinâmicas. Uma corrida de Fórmula 1 por exemplo, nos primeiros modelos é possível perceber uma espécie de fantasma em movimentos mais ágeis, mas isto também é coisa do passado.

Uma coisa é certa, tanto as de LCD quanto as de Plasma evoluem sem parar. Mas qual é a melhor ?

Se você tem um ambiente com luz controlada, a TV de Plasma é a ideal e tem desempenho superior. O problema é nem todo mundo tem um ambiente tão controlado assim, portanto a LCD acaba levando uma certa vantagem.

2 Comentários:

Unknown disse...

Muito boas as comparações entre os dois tipos de tv,legal

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br