Cloud Computing, você sabe o que é ?

Cloud Computing, ou em português Computação nas Nuvens, é um modelo de computação em que dados, ficheiros e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, acessíveis por meio de uma rede em qualquer dispositivo compatível. Basicamente, consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos). O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas. Cloud computing pode ser visto como o estágio mais evoluído do conceito de virtualização.
Um problema originado dentro das corporações é o alto custo com Tecnologia da Informação (TI). “As organizações de TI gastam hoje 80% de seu tempo com a manutenção de sistemas e não é seu objetivo de negócio manter dados e aplicativos em operação. É dinheiro jogado fora, o que é inaceitável nos dias de hoje”, defende Clifton Ashley, diretor do Google para a América Latina.
Dentro desse contexto, o PC será apenas um chip ligado à internet, a "grande nuvem" de computadores. Não há necessidade de instalação de programas, serviços e armazenamento de dados, mas apenas os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor) para os usuários.
Uma arquitetura em nuvem é muito mais que apenas um conjunto (embora massivo) de computadores. Ela deve dispor de uma infra-estrutura para gerenciamento, que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload e monitoração do desempenho.
Fonte: Wikipedia e computerworld.
Cara,
embora o mercado ainda seja relutante é inegável que essa seja a tendência.
Se a banda larga vingar e mais pessoas tiverem acesso a alta velocidade não duvido que a população prefira usar um Photoshop online do que perder tempo e espaço instalando ele no computador.
É claro que o conceito ainda é embrionário, e até certo ponto utópico (só dispositivos de entrada?), mas com o tempo provavelmente ele vai começar a ser adotado, principalmente pelas empresas.
abs
Com certeza amigo.
Só que uma coisa temos que concordar. Para a técnologia Cloud Computing funcionar e der lucros mesmo aqui no Brasil, teremos que ter internets com altíssima velocidade (100MB/s+) e também teríamos que acabar com o Traffic Shapping que é o que detona as conexões.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
www.sualista.com.br
Postar um comentário