quarta-feira, 22 de abril de 2009

Windows x Linux, quais são as diferenças ?

windows, linux, windows x linux
Microsoft Windows: windows, windows flag, bandeira windows
Popular família de Sistemas Operacionais fabricado pela empresa Microsoft, tendo como fundadores Bill Gates e Paul Allen.

É um sistema comercial, pago e o mais utilizado no mundo, apesar de a maioria das distribuições serem cópias ilegais. Sua última versão lançada para desktops e notebooks é a versão Windows 7 (seven), lançada recentemente e propostamente a sucessora da Família Windows Vista.

Mas o mais utilizado da família Windows é o Windows XP SP2 ou SP3. Entretanto há algumas rejeições desse maior sistema operacional.

O Windows, tanto XP como os outros tem uma facilidade imensa de receber ataques de hackers, devidos a ter programas com vulnerabilidades e também sem falar que a grande imensidão de vírus são feitas para esse sistema, tendo que ele necessita de programas protetores, como firewalls, anti-vírus, anti-spywares, anti-trojans, etc.

Podemos dizer que o Windows é o Sistema Operacional mais usado no mundo devido à sua interface amigável e a grande maioria de programas e jogos serem desenvolvidas para sua plataforma.

Linux: tux, linux, tux linux
Linux é qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

Sistema tão antigo quanto o Microsoft Windows só que há pouco tempo começou a apresentar interfaces gráficas mais amigáveis e avançadas. Também é mais estável.

É mais rápido e ágil perante o Microsoft Windows, tendo que sua base não é voltada para gráficos e detalhes que só demoram ao ser carregado junto com o sistema. Atualmente o Ubuntu (distribuição Linux mais usada no mercado) conta com um boot muito rápido e com uma interface muito amigável também.

Diferente do Microsoft Windows, é um sistema aberto, sendo assim não existem somente uma distribuição e sim, várias. Atualmente é impossível saber quantas possuem hoje pois qualquer um que tenha conhecimentos pode fazer uma.

De certa forma é muito mais seguro que o Microsoft Windows, e isso é o seu maior trunfo, pois ele o usuário não tem acesso direto às principais áreas críticas da máquina, reservadas ao super usuário. Isso evita que erros - seja um programa mal intencionado ou um acidente causado pelo próprio usuário - afetem o comportamento da máquina e áreas críticas.

Mas uma de suas fraquesas é na plataforma de programas. Agora que estão utilizando de ambas as plataformas e isso de certo modo demorará um tempo ainda para que o Linux tenha bons programas.

Enfim, em termos de segurança, estabilidade, rapidez e de uma interface até bem amigável, o Linux é a opção certa.

Verdades e mitos:
Dificuldade de instalação do Linux - Coisa do passado! Atualmente existem CDs programados para que instalem automaticamente, escolhendo a forma e a melhor forma de navegação.

Dificuldade em adaptação ao sistema Linux - Mito! Um novo usuário, que não possuiu contato ainda com o sistema pode ficar frustrado ao migrar, tanto de sistemas como da Apple, OS/2 ou windows, por não obter o mesmo resultado.

Acredito que há espaço para ambos os produtos no mercado e quem tem a ganhar somos nós, os usuários. O crescimento do software livre ajudou com que a Microsoft invista mais em segurança e em seu principal ponto forte, a facilidade de uso.

8 Comentários:

Anônimo disse...

Olha, eu até andei usando aqui o Kurumin linux no meu pc mas não levei muita fé não. É realmente muito mais rápido, mas eu tinha muitas dificuldades na hora de instalar um novo programa. Daí achei melhor voltar para o velho windows.

Talvez quando desenvolverem formas mais práticas de instalação e desinstalação de programa eu volte.

Abraços.

Cleyton Bonamigo disse...

Hehehe então amigo.

Como mencionei no artigo, a desvantagem do Linux é que não possue muitos aplicativo :(.

Obrigado pelo comentário.

Abraço.

Unknown disse...

Excelente Claytom ! O seu texto é bastante informativo e útil. Muito Legal. Valeu !

Unknown disse...

Após lutas com as atualizações do Windows XP que travavam ou vírus que destruíam forçando a formatação e assim perdendo tudo constantemente, testei o Linux.
Hoje posso dizer que windows nunca mais.
Até pouco tempo atras, eu era apenas um usuário windows, e me alegrava muito quando conseguia um programa que eu pudesse usar pagando pouco ou craqueando.
Trabalho com mecatrônica e através do Linux descobri que posso desenvolver meus próprios software em uma nova liguagem que está cescendo muito Python.
Hoje com milhares de programas livres, me divirto.
Outro dia, sem menor pretensão instalei o LMMS, fiquei impressionado acabei criando uma musica eletrônica em poucos minutos.
Para quem não sabe LMMS é Linux MultiMedia Studio, mas pode ser instalado no Windows.
Uma sugestao a todos, não tenha medo do que é novidade, nos meus 47anos e não me arrependo de descobrir novidades diarias.

De uma olhada nas comparações; http://www.tuxresources.org/blog/winlin/

Abraço a todos

Subão disse...

Cleyton muito bom seu texto, parabéns! Comprei um note e veio com Satux Linux, e estou buscando na Internet, comentários e comparações sobre Win e Lin, mas o que mais encontro é uma número garnde de pessoas, falando mal ou bem de um ou outro, parecendo até partido plítico. E aqui vc comentou cada um, não puxou sardinha para lado nenhum. Valeu mesmo.

rogerio machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rogerio machado disse...

A instalação e o uso de Linux hoje em dia está bem mais fácil. O uso do linux está praticamente tão fácil quanto o windows, em alguns casos até mais fácil que o sistema de bill gates.

Mas há alguns senões; Hoje tentei em vão tentar usar o microfone no flash. No windows faço isso sem problemas

O linux é mais leve que o Windows? Depende de que versão.

Hoje instalei kubuntu 9.10 e ao usá-lo mesmo vazio sem os mais de 30 GB de arquivos que tenho na partição windows, é mais pesado que meu win xp. Usando o Ubuntu tradicional na mesma situação os programas carregam um pouco mais rápido que no meu win xp.

Em poucas palavras o Linux melhora a olhos vistos a cada dia, mas em termos de facilidade e compatibilidade ainda não chegou no mesmo nível que o quase onipresente Sistema operacional.

Antonio disse...

a maior dificuldade que se encontra em usar o sistema linux, é a falta de curso voltado para o uso do sistema. Um erro que farei o possivel para corrigir.Estou fazendo um curso rapido de informatica lá na isntituição nem se comenta o ensino do Linux.acho até que alguém muito poderoso leva uma grana preta para continuar a discrminação do sistema

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br