domingo, 5 de abril de 2009

Guia: Hardware e Software. O que são ?

hardware

Muitos podem até saber, outros podem estar na dúvida, o que é software e hardware ? Eu preciso deles em meu computador ?
Ou até mesmo podem confundir o que um e o que é outro.

Esqueça essas perguntas. Como ? O guia que desenvolverei logo abaixo mostrará o que é hardware e software bem explicado e simplificado para que todos entendam.

HARDWARE: Nada mais é do que a parte física de um computador, ou seja, conjunto de circuitos eletrônicos, circuitos integrados e placas, isso mesmo, são as placas do seu computador.
O HD e memórias são placas de meu computador ?
Sim, são placas que juntamente com a fonte, placa mãe, processador, placa de vídeo entre outros formam a parte física de seu computador.

O termo "hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como o dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares, entre outros.

Se eu ligar somente a memória do meu pc, ele vai ligar ?
Não. Para funcionar, o computador necessita de algumas conexões físicas que permitam que os componentes de hardware se comuniquem e se inter-relacionem. O barramento constitui um sistema comum de interconexão, composto por um conjunto de vias ou trilhas que coordenam e transportam as informações entre as partes internas e externas do computador. Uma conexão para comunicação em série é feita através de um cabo ou grupo de cabos utilizados para transferir informações entre a CPU e um dispositivo externo como o mouse e o teclado, um modem, um digitalizador (scanner) e alguns tipos de impressora. Esse tipo de conexão transfere um bit de dado de cada vez, muitas vezes de forma lenta. A vantagem de transmissão em série é que é mais eficaz a longas distâncias.

Principais componentes:
* 1 - Processador
* 2 - Disco rígido (memória de massa, não volátil, utilizada para escrita e armazenamento dos dados)
* 3 - Periféricos (impressora, scanner, webcam, etc.)
* 4 - Softwares (sistema operacional, softwares específicos)
* 5 - BIOS ou EFI
* 6 - Barramento
* 7 - Memória RAM
* 8 - Dispositivos de multimídia (som, vídeo, etc.)
* 9 Memórias Auxiliares (hd, cdrom, floppy, etc.)
* 10 Memórias Cache


Softwares: Parte não física do computador, ou seja, você não pode tocar ou quebrar, é a parte lógica do computador.

Os softwares são todos os programas que podemos instalar em nosso computador, como Sistemas Operacionais (SO), aplicativos.

O Windows é um programa ?
Sim. É um programa encaixado na classe dos Sistemas Operacionais assim como o Linux, Mac OS, etc.
Também temos diversos programas com variadas funções como o Nero e o Alcohol 120% por exemplo, sçao programas gravadores de multimídia (CDs e DVDs).
Sem o software você jamais teria acesso com seu computador, tornando assim, o hardware dependente do software e o software dependente do hardware.

O que são os Sistemas Operacionais ?
Sistemas Operacionais nada mais são do que o contato pessoal com o computador, assim você consegue salvar arquivos, editar imagens e executar programas sem nenhum problema.

Qual o melhor Sistema Operacional ?
Bem, isso não é uma pergunta que cabe a mim responder, o único que pode responder isso é você mesmo.
O gosto varia de pessoa por pessoa.
Há quem diz que o Linux seja o melhor SO, mas também tem seus controvertes que dizem que o Windows é o melhor e assim por diante.

Para buscar essa resposta, dedique um pouco do seu tempo experimentando novos SOs. Não tenha medo pois queimar alguma peça ou estragar o HD você não vai.

Seja o primeiro a comentar

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br