domingo, 5 de abril de 2009

HT, Dual Core, Core 2 Duo, Quad Core, Core 2 Quad e Core i7. O que são ?

Todos ouvem muito falar sobre as novas tecnologias da Intel, ou ao menos ouviram falar. Para quem procura um bom processador, com alta tecnologia vai de Intel.
Pois bem, se eu perguntasse a vocês agora: "HT, Dual Core, Core 2 Duo, Quad Core, Core 2 Quad e Core i7. O que são ? O que significam todos essas siglas e nomeclaturas e quais são suas principais características ?"

Não é uma pergunta fácil de responder, mas também não é uma pergunta difícil.
Pesquisei um pouco, compilei algumas informações e escrevi essa matéria para vocês para que não caiam na conversa de vendedores.

Já vi muitos vendedores aqui na minha cidade vendendo computadores com processadores Quad-Core mas que não passava de um Dual Core ou Core 2 Duo no máximo.
Muitas pessoas caíram na conversa, mas agora explicarei o que são e quais as diferenças entre um e outro, para que vocês não percam dinheiro.

Tecnologias e conceitos:

HT - (Hyper-Threading) foi o primeiro processador da Intel com esta tecnologia! A grande pergunta é: Ele tem dois núcleos? Não! Ele é ainda um single-core MAS que simula dois núcleos! Se um programa tinha algum thread, o núcleo do HT processava o código principal a este, e uma segunda memória cache contida no HT simulava este código dentro da thread. Resumindo: Ele somente simula dois processadores.

ht, pentium ht

Dual-Core - Agora sim, diferente do HT, este tem dois núcleos reais. Vinda da plataforma Centrino baseada do Pentium M, o Dual-Core é praticamente dois processadores dentro da mesma pastilha de silício. Cada núcleo com um cache, tendo um sempre responsável por todos os códigos principais, e o outro responsável sempre pelas thread.
dual core, processador dual core

Core 2 Duo - Também com dois caches, mas agora com algumas diferenças. Já baseada do Pentium 4, ele tem também uma divisão interna na pastilha, mas desta vez com um cache apenas sendo dividido pelos dois núcleos, dando um ganho na velocidade de processamento e uma economia maior no gasto de energia. Então, o Core 2 Duo é um processador grudado em outro processador mas que dividem o cache? Basicamente, sim!
core 2 duo, processador core 2 duo

Quad-Core - Aqui agora já deixamos de falar de dois núcleos, mas agora de quatro. Precisarei especificar o que ele é? Acho que não! Pois é o mesmo estilo do Dual-Core, quatro processadores dentro da mesma pastilha!

Core 2 Quad - Mesma arquitetura do Core 2 Duo, apenas dizendo, é um Core 2 Duo grudado com outro Core 2 Duo, ficando um cache para cada um. Ganhando um maior desempenho em relação ao Quad-Core.
core 2 quad, processador core 2 quad

Core 2 Extreme - Processador de quatro núcleos da Intel, o Core 2 Extreme(codinome Kentsfield). Internamente este processador tem dois chips Core 2 Duo. Portanto você pode imaginar o Core 2 Extreme como sendo dois chips Core 2 Duo. Como internamente ele tem dois chips separados, seus 8 MB de cache de memória L2 não é unificado como ocorre com os processadores Core 2 Duo. Na verdade ele tem dois caches de memória L2 de 4 MB, o primeiro é compartilhado entre os núcleos 1 e 2 e o segundo é compartilhado entre os núcleos 3 e 4. O windows reconheçe esse processador como 4 núcleos físicos e não simulações como é o caso do HT.
quad core, processador quad core

Core i7 - Agora deixamos de falar de Pentium. Baseado na nova arquitetura da Intel, Nehalen, o Core i7 volta com o sistema Hyper-Threading! Se eu disser que ele é quatro HT's grudados um no outro, estarei falando a mentira mais absurda que existe. Mas, é uma base para você entender. Ele tem 4 núcleos reais, com um outro cache para simulação de dados igual o HT! Então quer dizer que no meu Windows vai aparecer 8 núcleos? Sim!
core i7, processador core i7

Fonte: Under-linux.org, clubedohardware.com.br.

Texto adaptado e compilado por: Cleyton Bonamigo.

9 Comentários:

Anderson Nascimento disse...

Parabéns pelo post, show de bola !!!

É uma avalanche de tecnologia, posts como o seu são vitais para um bom entendimento e aproveitamento da ferramenta.

AN :)

João Ananias disse...

Ótimo post. Esse tipo de informação é de grande importancia na compra de um Pc. Já vi muitas pessoas se perguntado: O que é dual core?, core 2 duo? Vou indicar esse post.
Abraço.

Junior Silva disse...

Belo post. Vou até guardá-lo para futuras consultas.

Abraços.

Anônimo disse...

"Para quem procura um bom processador, com alta tecnologia vai de Intel."

E porque não AMD ?

Ascensão disse...

Bom saber, isso dá uma confusão danada.

Eninha disse...

Cleyton,
que blog bacana e útil você tem !!
Olha só: comprei a dois dias atrás um notebook e penei para entender qual a melhor configuração escolher. Se tivesse visto seu post tinha sofrido menos :)
Ainda bem que você apareceu lá no blog costumamos retribuir a visita
e normalmente conhecemos blogs bem bacana assim como o seu.
Obrigada!

Cleyton Bonamigo disse...

Hehehe obrigado Eninha.

Foi para esse fim em que criei essa matéria, pois sei que escolher uma boa configuração para o computador é uma tarefa difícil.

Nada melhor do que compartilhar minha experiência hehehe.

Obrigado pelo comentário e que pena que você não viu meu blog em tempo hehehe.

Anônimo disse...

Cara parabéns pelo descoplicação que você fez e que a intel só sabe fazer.

abraços...

Anônimo disse...

olá cara... parabens pelas explicações, pois estou querendo comprar um notebook e ficava sempre me perguntando qual a diferença entre o Dual Core e Core 2 Duo. Valeu

Notícias:

Quem sou eu

Marau, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Cleyton Bonamigo, natural de Marau/RS, estudante, com 16 anos e praticante na área de Web Desenvolvimento. Também gosto muito de esportes, começei com 12 anos a praticar lutas, especificadamente Kick boxing, agora com 17 anos estou praticando luta Muay Thai e estou fazendo academia de musculação.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br